ePrivacy and GPDR Cookie Consent by Cookie Consent

Acidente de Viação

São diversas as causas que provocam os acidentes de viação que diariamente observamos nas nossas estradas. Quando uma situação desta ocorre é fundamental que esteja protegido minimizando os constrangimentos e incómodos que estes acontecimentos promovem na sua vida e muitas vezes na vida dos seus.

Independentemente da pretrubaçao que um acidente provoca dê sempre prioridade à segurança  e siga os passos abaixo:

  • Vista sempre o seu colete reflector acione os 4 piscas e colque o triângulo para sinalizar devidamente o local;
  • Preencha a Declaração Amigável de Acidente Automóvel - DAAA com o máximo de informação possível e a assinatura de todos os intervenientes no sinistro (independentemente da culpa).
  • Perante a exsitência de feridos, chame imediatamente as autoridades competentes (GNR ou PSP) e, se necessário, chame uma ambulância;
  • No caso do outro condutor envolvido se recusar a preencher a DAAA, chame imediatamente as autoridades competentes (GNR ou PSP);
  • No caso de dispor no momento de uma máquina fotográfica ou de um telemóvel com câmara fotográfica tire fotografias;
  • Anote a matrícula e a marca dos veículos intervenientes;
  • Tome nota das apólices dos seguros;
  • Se o seu carro não puder circular ligue para a Assistência em Viagem (caso esteja incluída no seu contrato);

Após estes primeiros procedimentos, por favor:

  • Comunique-nos a situação no mais curto espaço de tempo possível. Perante um sinistro importa que realize a sua comunicação por escrito no imediato e sempre nunca depois de um período de 8 dias após a contar da data da ocorrência ou do seu conhecimento. Nessa informação deverá facultar todas as informações sobre a ocorrência e provas de que tenha conhecimento. Em caso de reclamação por parte de terceiro e caso este prazo não tenha sido cumprido após a notificação pela Companhia de Seguros, o sinistro será regularizado com base na prova apresentada pelo terceiro lesado.
  • Comunique-nos todo e qualquer acidente, mesmo que não se considere responsável.

Notas:

  • Para a Indemnização Directa ao Segurado -IDS, é obrigatório o envio da DAAA assinada pelos dois intervenientes.
  • Para obter o Complemento à Indemnização Directa ao Segurado ­ - CIDS a DAAA poderá ser assinada só por um intervenientes, mas deverá complementar com o depoimento de Testemunhas.
  • Nos sinistros que resultem de um furto, a regularização fica pendente da apresentação do documento comprovativo de queixa às autoridades policiais.

Pode ainda utilizar a app e-SEGURNET, uma aplicação alternativa mais simples e intuitiva, que pode ter no seu telemóvel, substituindo a tradicional "Declaração Amigável", ou DAAA.

Para mais informações sobre esta aplicação, consulte o respetivo site: https://www.e-segurnet.pt/.

Caso tenha alguma duvida ou precise de algum tipo de apoio da Forsafety, por favor não hesite em contactar-nos: 

Isabel Pinheiro  (+351) 960 156 794    isabel.pinheiro@forsafety.pt