Obras de Arte
Como entendemos a diversidade e complexidade do mundo das artes, disponibilizamos conhecimento especializado para melhor defender as suas peças de arte e objectos valiosos, através de seguros de arte com cobertura all-risks, serviços de avaliação e análises de risco.
A nossa oferta destina-se a:
· Coleções privadas: A nossa solução adapta-se integralmente às necessidades de uma coleção privada de obras de arte e antiguidades, em habitações, escritórios ou outros locais não abertos ao público;
· Instituições, Museus e Exposições: Pensado para garantir empréstimos de Obras de Arte e transportes em qualquer parte do mundo, adaptando-se à atividade da instituição ou museu;
· Comerciantes de Arte: Temos em consideração as necessidades dos comerciantes de arte, cobrindo todos os bens dentro de uma galeria ou no transporte, sem necessidade de listagens ou de comunicação prévia, evitando assim o peso administrativo das apólices tradicionais.
Oferecemos um serviço único no mercado onde a nossa cobertura se destaca por:
- Ser all-risks: enquanto nos riscos nomeados as zonas cinzentas nunca são a favor do cliente, num All Risks, são. Este tipo de cobertura cobre tudo menos o que está excluído
- Cobrir uma eventual desvalorização: em caso de perda parcial, além de repararmos a peça, pagamos a desvalorização
- Garantir o valor acordado: pagamos consoante o valor indicado pelo cliente
- Segurar danos acidentais: a razão de maior frequência de sinistro está garantida.
Para exemplificar:
Dano Acidental - Uma empregada de limpeza do Museu Ostwall na Alemanha “limpou” uma obra avaliada em 800.000 euros porque “tinha manchas de humidade”. Tratava-se de uma torre de 2,5 metros de tábuas de madeira, cujos cinco pés foram pintados pelo artista com uma goma preta. Foi a sua cor escura que fez com que a empregada pensasse tratar-se de manchas de humidade e convicta de que cumpria a sua obrigação, esfregou vezes sem conta aquela parte da obra.
Transporte - Numa exposição de uma reconhecida artista plástica portuguesa, uma cliente emprestou um quadro da sua coleção privada à uma Fundação. Para poupar os custos de transporte decidiu embalar e transportar a peça pelo seu próprio meio. À chegada, a peça estava danificada. Embora os sinistros mais importantes e valiosos sejam aqueles causados por roubo e incêndio, os sinistros mais frequentes acontecem por danos durante o transporte e manipulação das obras, bem como por danos acidentais.
Furto / Roubo - Na comemoração dos 20 anos do Museu Kunsthal em Roterdão, dois ladrões entraram e saíram com vários quadros valiosos. Entra as seis obras de arte roubadas, encontravam-se a “Cabeça de Arlequim”, de Pablo Picasso e obras de Vincent Van Gogh e Salvador Dalí. A facilidade com que os ladrões entraram e saíram levantou questões sobre o sistema de segurança do Museu Kunsthal e sobre um possível infiltrado. As fechaduras electrónicas estavam a funcionar corretamente, mas foram desbloqueadas pouco tempo antes do alarme ter disparado.
Coberturas Disponíveis:
- Furto ou Danos Acidentais
- Ausência de franquias*
- Escolha da forma de indemnização*
- Avaliação de peças*
- Sem necessidade de listagens
- Indemnização de desvalorização
Notas importantes:
Cobertura de furto ou de danos acidentais. Na ocorrência de um furto, existe a opção de recompra de qualquer propriedade recuperada.
O seguro de Obras de Arte não tem franquias associadas, inclusive no caso de fenómenos sísmicos.
Em caso de perda parcial pode escolher se pretende ou não ficar com a peça, solicitando o seu restauro e o valor da desvalorização, ou, em alternativa, recebendo o valor da peça em dinheiro..
Avaliação gratuita para as 6 peças de arte mais valiosas. Condições muito abaixo do mercado para avaliações completas.
Não existe penalização em caso de ausência de listagem das peças e/ou de comunicação prévia, evitando assim o peso administrativo das apólices tradicionais.
Nas perdas parciais, além do restauro, indemnizaremos a desvalorização da peça restaurada após sinistro.
* cobertura não aplicável a Comerciantes de Arte